Serviços
Psicoterapia Individual
A Psicoterapia tem como um dos seus objetivos, a ampliação da consciência e da percepção de si mesmo. É um processo que visa levar a quem busca por este serviço, ao autoconhecimento e devolver a pessoa o saber cuidar de si. É um processo que contribui para o entendimento e compreensão do sofrimento psicológico, a fim de levar a pessoa a encontrar novos recursos para lidar com o que já não está sabendo com os recursos já existentes. Também contribui para a atualização destes recursos que talvez não estejam sendo utilizados da maneira mais saudável, neste momento.
A Gestalt-terapia acredita na mudança e no crescimento e enxerga a vida como um processo, em constante movimento e em um homem, em constante atualização e construção.
Tem como objetivo também habilitar a pessoa a usar, além da cognição, suas sensações, emoções e sentimentos, integrando todos esses recursos a si, tornando-se a pessoa como um todo. Com isso, a pessoa tende a ficar mais perceptiva a si e a suas percepções internas. Não olhando mais para si como a partes desconexas, mas sim como um todo integrado.
A Gestalt-terapia baseia-se na experiência atual do sujeito sobre seu próprio funcionamento. Busca fazê-lo entender como sente, o que pensa e como age no dia a dia perante as decisões que toma para conscientizar-se e responsabilizar-se por elas ou não.
Além disso tem como função verificar se a existência ou não de um transtorno mental, comprometem as capacidades mentais. E se sim, criar condições psicoterápicas cabíveis ou encaminhar para acompanhamentos adequados para cada demanda.
Psicoterapia de Casal
A Psicoterapia de casal refere-se a uma modalidade clínica de atendimento que tem como objetivo promover melhor qualidade de vida para os membros do casal e, consequentemente, na dinâmica conjugal do casal. Trata-se de um espaço para que os membros do casal voltem a se escutar, ouvindo um ao outro e promovendo ajustes e atualizações na relação atual. A modalidade abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um dos membros.
Nesta modalidade o terapeuta atua como papel de intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo de ambos, que muitas vezes, por encontrarem-se sob efeito de fortes emoções, perdem o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões disfuncionais e que não pode ser repensado antes, pois necessitava de um espaço adequado e imparcial para realinhar suas questões enquanto casal.
Psicoterapia Familiar
A Psicoterapia Familiar, também conhecida como psicoterapia familiar sistêmica é uma modalidade que se aplica a casais ou famílias, onde os membros possuem algum nível de relacionamento. A psicoterapia familiar sistêmica tende a compreender as questões mas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família.
Desse modo, os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma característica particular de um indivíduo. Considera-se que a família como um todo é maior do que a soma das partes
Psicodiagnóstico
O Psicodiagnóstico é um processo estruturado que tem como objetivo realizar avaliação dos processos psicológicos considerando as características da criança/responsáveis, propiciando através de intervenções a construção de uma compreensão conjunta entre cliente/psicólogo, através da demanda trazida.
Configura-se em doze encontros da seguinte forma:
• Entrevistas iniciais com os responsáveis. Duas sessões.
Nela ocorre a compreensão da história de vida da criança e de aspectos sociológicos e psicológicos da família.
• Observação lúdica. Oito sessões.
Trata-se de sessões lúdicas realizadas com a criança, a fim de conhece-la, conhecer o mundo no qual ela esta inserida e investigar as questões trazidas pelos responsáveis.
Observação: Neste momento podem ocorrer: visita domiciliar e visita escolar, dependendo da demanda trazida pelos responsáveis, da estratégia de trabalho do profissional e da disponibilidade das partes envolvidas.
Trata-se de um recurso para a ampliação da compreensão da dinâmica familiar e escolar da qual a criança se encontra, a fim de contribuir para a conclusão do processo em questão.
• Devolutiva aos responsáveis. Uma sessão.
Trata-se de uma sessão em que o profissional mostrará o que foi observado nas oito sessões com a criança, a fim de ilustrar o que foi percebido neste tempo em que a criança esteve em processo de psicodiagnóstico, referente a queixa trazida, constatada ou não.
Neste momento, possíveis encaminhamentos pertinentes podem ocorrer, dependendo da conclusão do processo de Psicodiagnóstico, para que possa haver continuidade no processo terapêutico.
• Devolutiva a criança. Uma sessão.
Trata-se de um momento em que o profissional, através de instrumentos lúdicos sintetizará as sessões em que esteve junto com a criança, a fim de contextualizar e dar um sentido a estes encontros. Recursos criativos podem ser usados para atingir a compreensão da criança
Acompanhamento Terapêutico
O Acompanhamento Terapêutico é um recurso que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva dos clientes, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados.
O AT é indicado para aqueles que se encontram em uma situação de sofrimento que por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia e estagnação. O trabalho clínico se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados e um fazer em comum, por meio do qual o cliente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais nutritiva, novamente.
Os atendimentos podem acontecer em casa e/ou em outros espaços da cidade como cinemas, lanchonetes, shoppings, teatros, escolas
Ludoterapia
Trata-se uma vertente da psicologia destinada ao atendimento infantil em psicoterapia. Baseia-se no fato de que o brincar é um meio natural e lúdico de auto expressão da criança de conhecer o mundo dela.
É através do brincar que a criança se mostra e também o mundo em que vive, sendo possível com isso, observar com é o funcionamento da sua dinâmica pessoal e como lida com o meio em que vive.
É na sessão de ludoterapia que a criança tem a possibilidade de mostrar os seus sentimentos e seus conflitos internos de maneira lúdica. Assim como na psicoterapia individual, onde os adultos, fazem isto através da fala e das elaborações a partir dela. No caso da criança, mais do que a fala ela tem como recurso externo, o brinquedo.
Com o brinquedos e as brincadeiras que ocorrem na sessão, a criança se mostra, podendo liberar tensões, frustrações, inseguranças, agressividade, o medo, a confusão ou qualquer outro sentimento presente. É o espaço dela e para ela ser quem ela é.
A ludoterapia poder ser feita individualmente ou em grupo.
Supervisão Clínica
A Supervisão Clínica, é um recurso importantíssimo na formação profissional do psicólogo, e pode ser utilizada tanto psicólogos recém-formados ou com pouca experiência clínica, quanto por aqueles já experientes, mas que estão encontrando dificuldade com um ou mais casos específicos.
Trata-se do espaço que o terapeuta tem para falar sobre suas questões profissionais e sobre os casos que está com dificuldade. Mais do que falar de algum caso especifico, é também um momento de cuidado de si e da sua função como terapeuta. Por isso, que também é importante para quem não está atendendo, pois serve como suporte para o terapeuta começar a se conhecer e conhecer sua prática. Supervisão em grupo, neste momento, talvez seja uma escolha de grande aprendizado
Grupo de Estudos
Trata-se de reuniões em forma de debates que visam a ampliação do conhecimento dos participantes. Visa estudar um tema escolhido ou debater sobre as questões da profissão. Costuma ser para recém formados ou para profissionais também. Neste caso, tudo dependerá do tipo do grupo e do que este se propõe.
Para a realização de um processo estruturado, o estilo e o tipo de grupo precisara ser levado em consideração para que combinados referente ao processo seja de acordo com a proposta do grupo em questão.